terça-feira, 8 de novembro de 2011

Cooperativa Agrícola de Lacticínios do Faial

Economia Cedrense


A agro-pecuária é a principal actividade económica dos habitantes desta freguesia. Os solos desta freguesia são dos mais férteis de toda a ilha. O clima é menos húmido virado a Norte e regista-se a quase ausência de nevoeiros. O trigo, o milho, o inhame, o feijão, a batata e batata doce, são as suas culturas mais importantes.




Devido a uma depêndencia excessiva e quase exclusiva da agricultura, se depara com alguma crise na agro-pecuária e vulnerabilidade no sector agrícola. Para contrariar isso, têm-se enfatizado a necessidade de se criar pequenas indústrias e armazéns, bem como apostar no desenvolvimento do Turismo Rural. A indústria de lacticínios está bastante desenvolvida, havendo actualmente uma importante fábrica - A Cooperativa Agrícola de Lacticínios do Faial.


A Cooperativa Agrícola de Lacticínios Faial talvez tenha sido o maior projecto industrial de iniciativa Faialense em toda a história da ilha, já foi a maior unidade fabril no meio rural da ilha, resistiu ao encerramento da concorrência, sofreu os problemas relacionados com a antiguidade das suas instalações que impediam a expansão do sector dos lacticínios, cresceu, passou e ter um corpo novo apto para suportar o aumento desejado na produção de leite, mas tal não aconteceu e sobrevive nas dificuldades daí inerentes.






Já decorria o ano de 1960, quando então foi inaugurada uma nova unidade produtiva, a qual foi considerada como aquela que possuía dos mais modernos equipamentos de transformação e processamento de leite do país. Esta situação permitiu, desde logo, o desenvolvimento do fabrico de diversos tipos de queijo de elevada qualidade, que rapidamente se impuseram junto novos clientes, criando laços de fidelidade que desde então preduram.





Decorreram cerca de 40 anos até que em 2004, foram inauguradas novas instalações fabris. Estas, uma vez mais dotadas da mais avançada tecnologia, e colocando a CALF na vanguarda tecnológica a nível de processamento de lácteos, pretenderam, uma vez mais corresponder à cada vez maior exigência que se pretende colocar na qualidade dos nossos produtos.




Processando cerca de 30.000 a 50.000 litros de leite por dia e empregando cerca de 30 funcionários, a CALF produz a gama de queijos do rótulo “Ilha Azul”: Queijo Prato, de pasta semi-dura e produzido de leite vaca pasteurizado, e Flamengo (bola e barra), queijo este também de pasta semi-dura e de leite vaca pasteurizado. A CALF produz ainda um queijo de fabrico artesanal, o “Moledo”.







Fábrica antiga


                                                                
 Novas instalações



Englobado na Festa "Entre Cedrenses 2007" todos os Cedrenses tiveram a oportunidade de fazer uma visita guiada pela CALF, presidida pelo presidente da mesma, José Agostinho, aqui ficam algumas fotos das excelentes instalações da nossa fábrica.






















    Alguns Produtos da CALF:


          Manteiga Ilha Azul






        Queijo Capelinhos







    Queijo Ilha Azul





Projectos  para a Cooperativa de Lacticínios do Faial






"Dando continuidade aos nossos critérios de qualidade e controlo, iremos iniciar a remodelação de toda a nossa rede de Postos de Recolha de leite, com o objectivo de melhorarmos ainda mais todo o rígido processo de controlo do leite, desde a sua origem.

Também as antigas instalações fabris, de meados do século passado, serão alvo de um projecto de reaproveitamento, onde se pretende criar, para além duma área comercial, um espaço de restauração e museologia que possa documentar e transmitir para as gerações vindouras todo o empenho que temos colocado na fabricação dos nossos produtos, ao longo da nossa já provecta existência."




Localização CALF:

Cascalho





Cedros

9900-341 Horta


PORTUGAL Açores


Tel.: + 351 292 202 100 / 9Fax: + 351 292 946 135