quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Porto da Eira

Em todas as freguesias da ilha do Faial, com excepção à freguesia dos Flamengos, existe pelo menos uma zona balnear.
O Porto da Eira, é a zona balnear pertencente à freguesia dos Cedros.
A razão do seu nome não tenho bem a certeza, mas creio que terá a haver com o redondo em forma de eira que existe junto ao porto.
Antigamente o nosso porto chegava a abrigar pequenas embarcações de pesca de locais, mas devido à dificil manobra de varagem, pelo mar ser inconstante e às grandes ondulações Invernais que chegaram a destruir por completo alguns barcos varados, muitos passaram a recolher os seus barcos no Porto do Salão, por ter uma casa de abrigo para os mesmos e ser de melhor acesso por terra.
Posteriormente no Porto da Horta começaram a procurar abrigo, devido ao sismo de 1998 que danificou o acesso por terra ao porto do Salão o que ainda hoje impede de trazer as embarcações para o cimo da rocha.
Hoje em dia já não se varam embarcações no Porto dos Cedros, apenas se pratica a pesca de pedra e de mergulho, devido à abundância de peixes como o sargo, veja, anchova, peixe porco, entre outros e se faz uso do mesmo para uns bons mergulhos no Verão.
O "charco", situado a alguns metros da "poça", era onde antigamente as pessoas se refrescavam, mas devido à grande viagem por pedra grande e complicada de se andar e por existirem melhores condições mais perto, são apenas alguns aventureiros que ousam dar um mergulho em dias de mar mais bravo em que é impossível mergulhar na "Poça".
Muitos questionam o porquê de não se criar um acesso até ao charco, pois realmente é um lugar apetecível para um bom mergulho.
Mas é impossível de momento criar um acesso até ele, devido a se encontrar muito próximo da rocha e haver o perigo de cair pedras sobre alguém.
O Porto da Eira é uma zona balnear sem bandeira azul, por ser uma zona virada a Norte de mar fundo, muitas vezes bravo e merecedor de respeito, mas com uma óptima qualidade e temperatura da àgua.
Se ainda não conhece o Porto da Eira, antes de mergulhar no mesmo, é aconselhavél que pergunte sempre a alguém que esteja por perto se não há problema em mergulhar, pois por vezes além de alguma ondulação, pode também existir águas vivas ou caravelas, animais flutuantes que andam à tona de água ao sabor das correntes que ao entrarem em contacto com o nosso corpo nos podem deixar marcas e provocar ardencias incomodativas, podendo as caravelas nos causar lesões mais graves pelo veneno que nos podem deixar.
Esta zona balnear, conta ainda com um restaurante que se encontra em fase de acabamento, com um espaço para campismo, com balneareos e um campo de futebol de praia que nos anos passados se tem feito provas engraçadas com população de toda a ilha, mas que presentemente já se tem tornado mais dificil a realização deste evento, por falta de verbas.
O nosso porto, serve também para abrigo de imensos cagarros que vêm nidificar nas ilhas dos Açores.
Tenho acompanhado estas aves ao longo destes anos e reparo que os seus descendentes voltam ao sítio onde nasceram para continuar este ciclo de vida.
Quero aproveitar desde já, para apelar a todos para que não lhes façam mal, não perturbem o seu habitat e se encontrarem algum cagarro perdido, devolvam-no junto ao mar para que este possa sobreviver, pois os Açores são previligiados por ser a zona a nível mundial que recebe a grande maioria destas aves para se reproduzirem e se deixarmos estas aves se extinguirem, um dia deixaremos de ouvir o seu lindo canto durante as noites calmas de Verão.


Como chegar ao Porto da Eira:






                      
Ao entrar na freguesia dos Cedros no sentido Salão - Cedros pela Estrada Regional, irá passar pelo Café Rosa e logo a cerca de 100 metros à frente encontrará uma estrada secundária à direita indicando "Porto da Eira". É so seguir o caminho com alguma precaução até ao final, pois é um caminho de dois sentidos, com alguma inclinação e um pouco apertado para duas viaturas e alcançará o objectivo.
 

Aqui ficam algumas fotos do nosso porto em dias de Verão e de Inverno:





Mar revolto de Inverno






Zona da Poça e Eira




Charco





Charco





Charco completamente coberto por onda




Zona da Eira





Em tempos de Primavera





Porto da Eira visto do mar





Zona de lazer





Pôr do Sol

 






Cagarro que curiosamente todos
os anos volta ao mesmo sítio no Porto

 








Acesso ao Porto da Eira






















Ao fundo o "Charco"
























"Eira" onde alguns homens pacientes
 experimentam as suas pescarias