E com a vinda de uma empresa de recolha sucata para a ilha do Faial, mais própriamente para a freguesia dos Cedros, iniciou-se creio que em 2006 uma série de provas com carros velhos, aproveitando os preços baixos no qual eram vendidos.
Foi com certesa um momento alto na freguesia a nível do desporto automóvel, pois apesar de parecer brincadeira, ainda foram gastos muitos euros para a competição e foi um autêntico sucesso a nível ilha.
É que de uma brincadeira, tornou-se um caso sério, ou seja depois de muitas provas feitas, no caminho do Cutelo, em terrenos fechados e por fim na zona do cascalho junto à pista de motocross, surgiu o "Raly do Canal".
O raly de sucatas nos Cedros, era um raly não oficial em que toda a gente podia participar independentemente da viatura estar legal ou não, mas o que é certo é que se juntavam imensos pilotos e espectadores em tardes de Domingo muito animadas, basicamente uma vez por mês, para que se conseguisse por as viaturas operacionais desde a última corrida, sim porque a maioria ficava pelo caminho com avarias.
Foram tardes muito agradáveis que se passaram ao ver estas provas, mas que felizmente se chegou a criar um raly oficial, o "Raly do Canal" que se realiza várias vezes por ano nas ilhas Faial Pico. Digo "felizmente", pois era a vontade de muitos e concerteza assim podem correr com mais segurança e atingir objectivos competitivos mais altos.
Mas para muitos, este foi o melhor raly de todos os tempos alguma vez realizado por amadores na ilha do Faial, estão de parabéns a organização deste evento.
Para a história ficam algumas das fotos que motivavam a ir ver este raly:
Eis a curva em que todos os ralys havia acidentes
Hirondino
Silvio e "Sabi"
Silvio e "Sabi"
David "aranha"
César "gordo"
César "gordo" vs David "aranha"
Roberto Faria
Fiat vs Fiat
Pedro
Filipe
Marco Escobar
Raly no Cutelo
Duarte
Carlos "Tantan"
Pedro "Jó" e "sapateiro"
Domingos "23"
"Custa"
"Trintas"
Orlando
"Yô man"